Inovação e Tecnologia

Filtragem de Rejeitos

Em sintonia com a segurança social e ambiental, a Metalmax vem executando diversos projetos de Filtragem de Lama de Rejeito em Barragens.

Após os recentes rompimentos de barragens no Brasil, tornou-se urgente a revisão do processo produtivo e as tecnologias empregadas na disposição dos rejeitos para as mineradoras que desejam evoluir de forma técnica, sustentável e socialmente responsável.

Embora a barragem de rejeitos continue sendo utilizada no processo de mineração, ela não é a única escolha disponível. Uma das possibilidades é o empilhamento do rejeito à seco através do uso de tecnologias como o filtro prensa, que em alguns equipamentos, consegue o reaproveitamento de até 95% da água.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS?

Reaproveitamento da água e custo competitivo de implantação são outros diferenciais dessa tecnologia

Para muitos setores da mineração a gestão para disposição dos rejeitos sempre tem sido um grande problema, mas nos últimos anos, tornou-se ainda mais problemático por causa das dificuldades que ás empresas tem encontrado para a obtenção de novos licenciamentos para a construção de barragens, bem como por razões de segurança em função das condições meteorológicas adversas, eventos sísmicos e também a proximidade cada vez mais de áreas residenciais.

Desta forma, a filtração dos rejeitos pela tecnologia de filtros prensa vem ganhando cada vez mais adeptos em função dos estudos geotécnicos terem demonstrando que a disposição final por empilhamento a seco vem a ser uma alternativa muito atraente do ponto de vista ambiental. Veja abaixo algumas das vantagens:

• Maior facilidade na obtenção de licenciamentos ambientais;
• Redução dos espaços necessários para disposição;
• Maior recuperação de água, com o seu reaproveitamento;
• Redução dos custos para a reabilitação ambiental das barragens;
• Mais segurança em caso de condições meteorológicas
adversas e eventos sísmicos;
• Uma implantação completa da tecnologia de filtros;
prensa permite que as plantas;
industriais possam operar com make-up de água muito menor;
• Recirculação de > 90% da água do processo;
• Redução do risco de contaminação do lençol freático.

(31) 3291-5152

comercial@metalmaxprojetos.com.br
Rua Rodrigues Caldas, 670/4º andar - Santo Agostinho - BH
Av. Raja Gabaglia, 1400/ 3° andar, Cidade Jardim - BH

ACESSAR WEBMAIL